terça-feira, 10 de maio de 2016

Motores 2 tempos ou 4 tempos?




Você sabe a diferença? qual é o melhor? Bom, estou aqui pra esclarecer isso. 

Sejam bem vindos ao meu primeiro post, o qual irei explicar a diferença entre esse dois tipos de motores.
           Inicialmente, analisando apenas pelo nome, podemos notar que á uma diferença muito básica. Motores 4 tempos, realizam os tempos de admissão, compressão, combustão e escape de modo que o pistão se movimente quatro vezes realizando um tempo de cada vez, enquanto no motor 2 tempos, o pistão se movimenta duas vezes (subida e decida) fazendo assim o tempo de admissão e compressão em apenas um movimento ao PMS, e de combustão e escape no movimento ao PMI. 
trocando em miúdos...



Motor 4 tempos: 
1º tempo - A mistura ar e gasolina entra no cilindro pela válvula de admissão. 
2º tempo - O pistão sobe, e comprime essa mistura na câmara de combustão, com as duas válvulas fechadas. 
3º tempo - Com a pressão alta na câmara, a vela fornece a centelha e a combustão acontece, empurrando o pistão para a base do cilindro. 
4º tempo - Com os gases expandidos, a válvula de escape se abre e o pistão volta a subir conduzindo esses gases para fora do motor. 

 Vantagens: Comodidade, menos barulho, segurança nas reduzidas de marcha, economia e menos poluição.
Os motores chamados 4 tempos estão presentes em carros e caminhões. Eles podem ser movidos à gasolina e à diesel e são classificados como motores de combustão interna

Motor 2 tempos:
1º tempo - Com o cilindro na base do pistão, a mistura ar e gasolina entram no cilindro e o pistão move- se pra cima, comprimindo a mistura.
2º tempo - A mistura explode, empurra o pistão e os gases saem pelos escapamento.



Vantagem: Potência
Os motores denominados 2 tempos são encontrados em jet skis, aeromodelos, motosserras, entre outros equipamentos. Eles não têm válvulas de admissão e escapamento, o que simplifica sua construção e reduz seu peso consideravelmente.

Para os amantes de motocross:

Tradicionalmente as motos com motores 2 tempos sempre foram sinônimo de potência e esportividade com menos cilindradas. As razões são simples, mas nem todo mundo conhece exatamente as diferenças. Os motores dois tempos rotacionam em apenas duas rotações do pistão e que executam a admissão, a explosão e a exaustão enquanto os de 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação, razão pela qual os RPM`s das motos de motor 2 tempos são sempre mais altos do que aquelas com motorização de 4 tempos.

Jamais imaginaríamos a anos atrás que os motores de 4 tempos pudessem evoluir da maneira como evoluíram. Apesar de serem mais pesados por possuírem maior quantidade de peças móveis e ainda terem uma rotação bem menor que os motores 2 tempos (algo em torno de 5 mil giros), as motos de 4 tempos revelaram outras características que até então não eram avaliadas e/ou consideradas, como por exemplo o rebaixamento do centro de gravidade e o alto torque em baixas rotações, o que melhorou muito a ciclística e a pilotagem.

As motocicletas de motorização 4 tempos são mais fáceis de pilotar porque seu centro de gravidade mais baixo aliado a uma curva de potência mais branda, amenizam as reações da moto em condições extremas de pilotagem. Já as motos com motorização 2 tempos são mais leves, ariscas e sua manutenção é muito mais simples e barata.

Hoje é mais comum vermos pilotos se destacando nas competições com motores 4 tempos em função das facilidades de pilotagem a mais que estas oferecem, e essas diferenças são ainda maiores no motocross e supercross em que os terrenos são cheios de diferenças entre os tipos de piso em uma mesma pista e em que a tração é fator decisivo. As motos de 4 tempos tem muito mais tração do que as motos de 2 tempos, são muito mais fortes em baixas rotações e tem o peso mais próximo do solo.

Os motores de 4 tempos atuais chegam a ter 4 ou 5 válvulas por cilindro, pistões com cursos bem menores que proporcionam altos giros e são até bem leves considerando a maior quantidade de peças móveis que possuem. Em sua grande maioria são refrigeradas a líquido e chegam a ter até 2 carters úmidos separando a lubrificação da parte inferior ( embreagem e virabrequim ) da parte superior ( comando de válvulas e cabeçote ).

São pilotagens absolutamente diferentes entre uma e outra, mas as duas dão muito prazer ao pilotar. Para basear sua escolha, eu diria que a primeira análise teria foco no custo. As motos 2 tempos além de serem mais baratas, seu custo de manutenção é muito inferior, pois quando se funde um motor 4 tempos, o custo chega a ser 4 vezes maior no reparo do que um motor 2 tempos, mas em contrapartida sua vida útil tende a ser mais longa.

Outro ponto a ser considerado é a sua utilização. Se você quiser mesmo é ganhar corridas, eu indicaria as motos de 4 tempos principalmente no motocross ou supercross porque, além de competirem motos de 250 cc 4 T contra motos de 125 cc 2 T, essas 250 4 T são mais fortes e tem muito mais tração do que as 125 2 T, mesmo considerando seu maior peso.

Para as trilhas de final de semana as 4 T também são mais fáceis de tocar porque não ficam derrapando em alto giro naqueles locais em que você enrosca e não consegue sair.

Observem que nem todas as categorias de competição tem a mesma situação, como por exemplo, os karts que há anos se mantém na motorização 2 tempos em categorias de ponta, mesmo tendo à sua disposição motores de 4 tempos de alta tecnologia. Isto ocorre porque com certeza as vantagens observadas no off road não se aplicam na mesma intensidade e proporção no asfalto.



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